top of page

Sustenta a Forma da Terra

A economia mundial encontra-se em constante ameaça devido à disponibilidade limitada dos recursos naturais. Esta limitação, impôs a necessidade de transição de um modelo linear de produção de bens (onde há extração de matéria-prima, produção, uso e descarte dos produtos) para um modelo circular, onde os materiais são devolvidos ao ciclo produtivo através da reutilização, recuperação e reciclagem.

​

Neste painel vais poder fazer parte de uma discussão sobre a economia circular, a hierarquização da gestão de resíduos, o pensamento de ciclo de vida e o eco design.

​

Prof. Manuela Pintado

Universidade Católica Portuguesa

"Projeto Amyris"

​

Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do Porto e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa, a Professora Manuela Pintado é, atualmente, professora associada na Escola Superior de Biotecnologia, onde trabalha na interface de microbiologia com a saúde.

​

Tem desenvolvido numerosos projetos I&D+I com empresas e instituições científicas nacionais e internacionais nas áreas de valorização de subprodutos e resíduos, produção e caracterização de compostos bioativos, alimentos funcionais e antimicrobianos naturais.

Neste momento, é diretora do centro de investigação CBQF – Centro de Biotecnologia e Química Fina, estando simultaneamente inserida no projeto Amyris. 

Eng. Paula Ferreira 

Europac Group

"Gestão de Resíduos na Indústria" 

​

Natural de Viana do Castelo, licenciou-se em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Posteriormente, completou uma formação em “Gestores da Qualidade”.

Estagiou no laboratório da Portucel Viana (atual Europa&c e Kraft) em 2004, implementando novos métodos de análise do efluente fabril. Em 2005 ingressou nos quadros da empresa como Técnica de Ambiente e apoio à Gestão do Laboratório.

​

Ao longo do percurso profissional na área da pasta e papel, e tendo a responsabilidade do controlo legal e operacional relacionado com o Ambiente, tem acompanhado a grande evolução nas questões relacionada com o ambiente bem como as melhorias e investimentos ocorridos na Europa&c, tendo ainda colaborado na implementação do Sistema de Gestão Ambiental da empresa.

Eng. Eduardo Barbot

Efetuou os seus estudos em Engenharia Biológica na Universidade do Minho e terminou os mesmos em 2002. Neste mesmo ano, fez o seu estágio no departamento técnico da Tratave, SA, durante sensivelmente 6 meses. A nível académico fez ainda um programa de gestão avançada e um mestrado em Administração de Empresas no Porto Business School.

            A nível profissional, e paralelamente aos estudos, trabalhou durante 11 anos e 4 meses, de 2002 até 2014, nas Águas de Gondomar, onde tomou posse de vários cargos. Durante os seguintes 3 anos foi Diretor Geral da AGERE e desde de 2017 que faz parte da Indaqua, primeiramente em Vila do Conde e na atualidade em Matosinhos.

Indaqua

"Como gerir a água no Séc. XXI, reduzir desperdícios e otimizar consumos"

​

bottom of page